Seed vai imprimir e distribuir mapas temáticos de Goura sobre indígenas, quilombolas e caiçaras

Os mapas temáticos das comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras do Paraná produzidos pelo deputado estadual Goura (PDT) serão impressos e distribuídos para todas as 2.100 escolas estaduais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

A decisão foi definida em reunião entre o deputado e o secretário de educação Roni Miranda, quando foram apresentados os três mapas que detalham as comunidades tradicionais e as duas cartilhas: Paraná Indígena e Paraná Quilombola.

“São mapas educativos que podem ser muito úteis em sala de aula para que os estudantes da rede pública estadual possam conhecer mais e melhor sobre as comunidades tradicionais do Paraná. Ao estudar sobre os quilombolas, indígenas e caiçaras também ajudamos a preservar seus modos de vida e culturas”, disse Goura.

O secretário Roni Miranda atendeu prontamente a demanda e já pediu os arquivos dos mapas para que possam ser impressos e encaminhados para todas as escolas estaduais, que são 2.100 e atendem mais de 6.500 estudantes.

“Temos várias iniciativas pedagógicas que tratam das comunidades tradicionais. Com este material poderemos ampliar e melhorar os conteúdos relacionados a essas comunidades”, disse Miranda. O secretário também sugeriu que as cartilhas tenham seus conteúdos transformados em material pedagógico.

Goura explicou que de acordo com a Lei Federal 12.519/2011, que institui o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), e com o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), ambos já inseridos no calendário escolar do Paraná, os materiais citados possuem grande potencial de utilização na rede pública estadual.

“Nossos estudantes precisam aprender sobre presença destas culturas em seus territórios, promovendo o resgate cultural, reconhecimento e identificação histórica e geográfica destas comunidades, bem como suas contribuições para a formação democrática e cultural dos paranaenses”, disse Goura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui