Secretária de Saúde de Curitiba fala em colapso após número de covid- 19 triplicar

Triplicou em Curitiba o número de casos confirmados do novo coronavírus em menos de um mês. O crescimento se tornou motivo de preocupação para o município, que chegou a 3.298 casos da covid-19 e 116 mortes na terça-feira (23).

“O colapso do sistema de saúde está no horizonte. Se a sociedade curitibana não colaborar, teremos problemas. Tem um grupo negando a gravidade da pandemia”, afirma a secretária de Saúde, Márcia Huçulak. A informação é do G1 Paraná.

Antes de triplicar os registros, a capital paranaense levou praticamente dois meses e meio para ultrapassar a marca de mil casos confirmados da covid-19, em 28 de maio.

O avanço da doença coincide, por exemplo, com o momento posterior à reabertura no fim do mês passado dos shoppings e centros comerciais, e o aumento do movimento na cidade. Porém, há outros fatores como a chegada da onda de casos no inverno, que impulsiona as infecções respiratórias.

“A onda chegou ao Sul. Lá no início já prevíamos que seria entre o outono e o inverno. A média de casos nesta semana está absurdamente alta”, avalia a secretária de Saúde de Curitiba.

A secretária de Saúde afirma que no fim de março não era necessário determinar medidas restritivas na capital. Naquele momento, houve suspensão de aulas em escolas e universidades, além do fechamento de parte no comércio.

“Dava para ter mantido o funcionamento por uns 15 ou 20 dias. Acho que o medo levou a isso [fechamento]. Só que a sociedade não aguentou até por questões econômicas, e a vida parece ter voltado ao normal em maio”, indica.

Márcia Huçulak explica que o movimento maior de pessoas circulando pela cidade provoca também o crescimento de ocupação de hospitais por outros motivos, como traumas físicos provocados por acidentes.

“Não é só ter leito. Conversando com outros Estados, de 12% a 25% dos profissionais podem chegar a ficar afastados. Esse recurso é finito”, diz.

Segundo a secretária, estão previstas ao menos mais duas ampliações de número de leitos de UTI. Até 30 de junho, devem ser ativados 71 leitos. Outros 68 têm previsão de entrar em funcionamento até 15 de julho.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Secretária te conheço bem e já tive o prazer e oportunidade de trabalhar com vc em vários momentos no Estado. Sei da sua capacidade e preocupação com a área de Saúde.
    Agora lidar com as 3(três) categorias de pessoas que temos, vc vai conseguir ter sucesso com todos, mas apenas em algum momento. Segue os:

    Imbecis – São aqueles que criticaram o Prefeito por fechar tudo e agora criticam por que abriu.

    Ignorantes – São a maioria de nós, que não obedecem ordens ou recomendações e a CORONAVIRUS continua crescendo e matando pessoas de todas as categorias.

    Outros – Que horas são imbecis, outras Ignorantes e na maior parte do tempo acatam e compreende a situação.

    Claro que nós podemos se enquadrar em uma dessas categorias em cada momento, porque podemos mudar nossos interesses e necessidades. Mas não devemos esquecer que, NÃO TEM VOLTA, cuidado na hora de mudar de interesse.

    Sempre vou torcer pelo seu Sucesso, porque assim a maioria estará vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui