Saul Raiz, ex-prefeito de Curitiba, morre aos 91 anos

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Morreu nessa sexta-feira (3) o ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz. Ele tinha 91 anos e estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças. Segundo familiares, ele sofria de Alzheimer.

Saul Raiz administrou a capital paranaense de 1975 a 1979, entre duas gestões de Jaime Lerner. Foi nomeado pelo então governador Jayme Canet Junior. Entre as suas obras estão a urbanização da Rua Mariano Torres e a abertura da Avenida das Torres.

O ex-prefeito era engenheiro formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi diretor de urbanismo da prefeitura de Curitiba quando Ney Braga era prefeito(1955-1958). Ele tomou parte nas definições do primeiro plano de zoneamento da cidade.Na época, ele também foi responsável pelo projeto do Mercado Municipal de Curitiba.

No governo estadual, quando Ney Braga virou governador, no início da década de 1960,Saul Raiz foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), sendo responsável por boa parte das obras da BR-376, ligando Curitiba ao Norte do Estado, a chamada Rodovia do Café. No primeiro ano do governo Paulo Pimentel, Raiz foi secretário de Viação e Obras Públicas. Após deixar o cargo, assumiu uma direção na Klabin, onde permaneceu por dez anos.

Em 1982, foi candidato ao governo do Estado, mas acabou derrotado pelo então senador José Richa.

Deixe uma resposta