(por Ruth Bolognese) – O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu, nessa semana, o certificado de que a erva-mate produzida em São Mateus do Sul é a melhor do mundo. Os poloneses e demais produtores da região estão em festa desde quinta-feira passada porque desbancaram tradicionais produtores de vários países e de todo o Sul do Brasil.
O presidente da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe), Ronaldo Toppel Filho, diz que agora abre-se uma janela para o mundo porque associa as características de solo e clima da região com método de cultivo, quase todo ele artesanal, e com identidade e padrão diferenciados por ser mais saborosa e suave.
A região de São Mateus do Sul reúne os municípios de Antonio Olinto, Rio Azul, Mallet, Rebouças, São João do Triunfo e é conhecida como um centro produtor e comercializador do produto há mais de um século, onde a história da erva-mate é um símbolo de representação da identidade cultural.
Eis aí uma ótima notícia para o Paraná. Mas como os paranaenses morrem de medo de boas notícias, nem mesmo Governo, que deveria soltar foguetes, se manifestou até agora.
Só os poloneses de São Mateus, que não se cansam de vibrar e brindar.