Alegando que as tarifas de água esgoto estavam defasadas, em razão de reajustes não aplicados ao longo de anos anteriores, em 2017 a Agepar autorizou a Sanepar a fazer um aumento de 25,63% a ser escalonado em oito anos, ou seja até 2025. Mas agora, para surpresa geral, o presidente da companhia, Cláudio Stabile, anuncia perante investidores reunidos pela XP Investimentos no evento Paraná Day que estuda a antecipação do reajuste. Isto é, que o índice seja aplicado em menos tempo do que o inicialmente autorizado.
Argumento dele: a antecipação seria boa para os consumidores! Segundo Stabile, “quanto mais tempo você posterga essa dívida, mais cara ela fica – e quem vai pagar essa conta é a população. Queremos agir de forma que os consumidores sejam menos penalizados pelo que não foi feito no passado”, disse em entrevista à imprensa nesta terça-feira (5). A Sanepar deve apresentar a proposta à Agepar – órgão que regula os serviços públicos concessionados no Paraná – no mês que vem.
A grita contra a ideia foi imediata. O presidente do MDB do Paraná, João Arruda, candidato ao governo do estado nas eleições de 2018, disse que isso “não tem cabimento”. Em sua conta no Twitter, o ex-deputado escreveu: “É inexplicável. Como é que é? Então antecipar o aumento da conta de água e esgoto é bom para o povo do Paraná?”.
João Arruda questiona a matemática do presidente da Sanepar que “só atende os acionistas privados da Sanepar e prejudica os paranaenses que já paga uma alta carga de impostos nas tarifas de água, luz, telefone – só para citar os serviços básicos”.
O ex-deputado diz que a antecipação do aumento já havia sido acordada entre o ex-governador Beto Richa e os sócios privados da Sanepar e que o governo Ratinho se mostra agora pronto para cumprir.
Se fosse desconto será que ele ia propor antecipar tambem?
Aos imbecis de plantão:
NÃO EXISTE ALMOÇO GRATIS!
Todo serviço tem seu custo e seu retorno.
Obter lucro nao e roubar, é a contrapartida de quem se arrisca a inestir tempo e dinheiro num negócio.
Por fim, não tire de contexto o que foi debatido. O qie defendeu-se foi a redução do prazo, em troca de onerosidade menor.
Pegue seu carro que e financiado e vai pa no banco dizer que vc quer antecipar o pagamento. Nao fique bravo se o banco der deaconto, tá!
Esperar o quê de um governo que somente quer agradar aos acionistas e ao mercado, esquecendo mais uma vez da população. Cara de pau desse presidente em falar isso. Não entende nada!