O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, discutiram nesta segunda-feira (20) um calendário de atividades da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais criada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Romanelli, coordenador da Frente Municipalista, disse que o colegiado vai debater em profundidade temas como educação, saúde, trabalho, qualificação profissional e meio ambiente. “Estas questões estarão entre as prioridades na agenda de 2024. A frente é um instrumento de apoio aos gestores municipais e vamos ser muito atuantes na defesa do municipalismo, que é a causa de todos nós”, afirmou.
O parlamentar reforçou que um dos objetivos da criação da frente parlamentar é fazer articulações com o Estado e também a União, em parceria com a AMP, para buscar soluções para as demandas de prefeitas e prefeitos. “O fato concreto é que queremos promover uma vida melhor para quem vive nas cidades paranaenses, sejam elas pequenas, médias ou grandes”, afirmou Romanelli.
O prefeito Edimar Santos destacou que a AMP quer promover reuniões frequentes com deputadas e deputados ao longo de 2024, com a participação efetiva de gestores dos municípios do Paraná. Ele acrescentou que a frente é uma das conquistas da mobilização “Sem repasse justo não dá”, deflagrada pela AMP com o apoio das 19 associações regionais de municípios e dos prefeitos e prefeitas do Estado. O movimento defende mais recursos para as cidades.
A reunião sobre a agenda da Frente Municipalista para 2024 contou com a participação do prefeito de Moreira Sales, Rafael Bolacha (MDB), da assessora jurídica do gabinete do deputado Romanelli, Alessandra Abraão, e da procuradora jurídica da AMP, Francine Frederico.