Puxada pelo avanço nas obras de microdrenagem, a revitalização da Orla de Matinhos, principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, alcançou 87,1% de conclusão em agosto. O novo balanço foi divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelas obras, vencedor da licitação pública.
A recuperação do balneário está dentro do cronograma previamente estabelecido, com previsão de término para o segundo semestre de 2024. O investimento do Governo do Estado é de R$ 314,9 milhões.
De acordo com o levantamento, os trabalhos de microdrenagem atingiram 21,5% ante 16% em agosto. Já o processo de macrodrenagem está 90% finalizado. É justamente na nova formatação do novo sistema de drenagem (macro + micro) que a obra está concentrada atualmente. Essa ação vai exercer papel fundamental no controle e diminuição das cheias e enchentes que sempre prejudicaram a cidade.
“Esses serviços vão diminuir e muito as cheias em toda a região de Matinhos. São 23 quilômetros de microdrenagem e mais de mil metros de macrodrenagem”, afirmou o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro. (AEN)