O senador Roberto Requião não se emenda e, de novo, faz valer o conhecido discurso de que está sempre disposto a se aliar até mesmo com diabo para ganhar eleição (reveja aqui o vídeo com esta declaração). A presença durante um ato oficial do governo, o discurso e o abraço na governadora Cida Borghetti na manhã deste sábado, em Mandaguari, poderiam ser interpretados como gestos simbólicos de civilidade, mas quando se sabe que Requião não é dado à civilidade, as coisas deve ser vistas de modo diferente e mais realista.
Na verdade, foi mais uma provocação do velho senador em cima do candidato do PDT ao governo, Osmar Dias. Como Requião manifestou dias atrás sua disposição de apoiar qualquer outro candidato se Osmar não desse sinais de interesse em fazer aliança com o MDB, o senador aproveitou o evento de campanha de Cida Borghetti em Mandaguari para sinalizar que falava sério.
O gesto, contudo, pode ser entendido de forma diversa: a aparência de chantagem leva à interpretação de que o senador Requião está inseguro quanto à própria reeleição ao Senado ou, então, de vir a ser responsabilizado pelo enfraquecimento do MDB no estado e pela consequente eleição de raquíticas bancadas na Assembleia e na Câmara Federal. Os atuais deputados do partido temem ter dificuldades para se reeleger.
Sair abraçado com Osmar Dias numa aliança MDB/PDT seria a salvação da lavoura – para Requião e para o MDB, mas dificilmente para Osmar, que já experimentou uma derrota na disputa pelo governo estadual, em 2010, quando ambos formaram a chapa majoritária. Eleitores de Osmar não perdoaram e reelegeram Beto Richa. Requião foi eleito “na estica”, com apenas 1,5% de votos acima de Gustavo Fruet, que também disputava a eleição ainda filiado ao PSDB.
De todo este episódio sobram ainda algumas dúvidas: Cida Borghetti e seu marido Ricardo Barros chamaram Requião? Ficaram constrangidos com sua presença? Gostaram?
O PSDB e Beto Richa, que fazem parte da penca de aliados de Cida, o que pensam?
Tio Bob, queremos vc como nosso governador!
E meus atrasados que tenho a receber como funcionário do executivo estadual nada…
Tenho eu disposição para pensar em votar nessa rataiafa?
Uma estratégia para que os “ratos” não se apoderem do estado? Mas se aliando com os “Barros” pode ser que as raposas o façam.
Esse cidadao ja ta na hora de largar a politica e cuidar de sua sanidade mental que faz tempo q nao ta legal
Sou eleitor do Requião, mas se ele se aliar a esses trairas, mudo meu voto. Prefiro ele com o Osmar.
Se o Requião se aliar com os barrentos vai perder a maior parte do eleitorado que tem.