O ex-senador Roberto Requião (PT), candidato ao governo do Paraná, defendeu em sabatina realizada na OAB-PR apoiar a pequena agricultura diversificada que produz os alimentos que vão para a mesa da população.
“O agronegócio é bom porque ele planta dólar, e esses dólares nos ajudam no comércio internacional. Mas a comida vem da pequena produção diversificada, que está completamente abandonada no Brasil”, afirmou. Requião disse que o agronegócio é “fantástico” no Paraná e destacou a produtividade do setor no estado. Porém, criticou a “produção a qualquer preço” e defendeu a importância da agroecologia.
Pedágio
Requião criticou os antigos contratos do pedágio, e propôs a implantação de um modelo público apenas para a manutenção das rodovias. O pedágio de manutenção proposto deve bancar serviços de remoção de carros acidentados, ambulâncias, manutenção da vegetação e da segurança ao longo das rodovias.
A tarifa, segundo o candidato, seria de menos de 10% das cobradas atualmente. O petista afirmou que, futuramente, reavaliará o modelo buscando acabar de vez com a cobrança.
Em sua fala, o candidato ao governo do Paraná também defendeu a necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento. “O Brasil está sendo transformado em uma fazenda desindustrializada”, disse. (Do G1 Paraná; foto: OAB-PR).