Para Bolsonaro, reforma administrativa atrapalharia reeleição

Numa conversa que teve com ministros no início deste ano, o presidente Jair Bolsonaro apontou a reforma administrativa defendida pelo secretário de Desburocratização, Paulo Uebel, como uma barreira no caminho de sua sonhada reeleição. É o que revela o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Uebel pediu demissão na última terça-feira  (11) junto com o secretário da Desestatização, Salim Mattar.

“Essa reforma administrativa a gente deixa para o primeiro ano do segundo mandato, senão vai atrapalhar a reeleição”, disse o presidente aos ministros, segundo o colunista.

Jardim avalia que o presidente não tinha pressa alguma para enviar ao Congresso Nacional uma proposta de reforma administrativa.

Funcionalismo – A reforma administrativa pretende mudar os direitos dos futuros servidores federais. As propostas ainda não foram detalhadas, mas os principais pontos  incluem a revisão dos salários iniciais, a redução no número de carreiras e o aumento no prazo para o servidor atingir a estabilidade.Para Bolsonaro, reforma administrativa atrapalharia reeleiçãoPara Bolsonaro, reforma administrativa atrapalharia reeleiçãoAs mudanças não afetarão os servidores atuais. Apenas quem tomar posse depois da promulgação da reforma seria atingido.

Uma das alterações mais importantes diz respeito à estabilidade dos futuros funcionários. Inicialmente, o governo pretendia esticar, de três para dez anos, o prazo para o empregado público conquistar a estabilidade. O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a informar que a versão mais recente do texto deve definir um tempo variável, de cinco a oito anos, de acordo com cada carreira.

A estabilidade seria conquistada mediante uma avaliação de desempenho. Quem não cumprir os requisitos mínimos não ficaria no cargo antes do prazo mínimo. O governo ainda não explicou se o servidor público terá direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) enquanto não atingir a estabilidade. Atualmente, os servidores públicos não recebem o fundo em hipótese alguma.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui