O atual presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, será o novo integrante da 8ª Turma que julgará o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a condenação no processo do sítio de Atibaia (SP), da Operação Lava Jato. Thompson Flores substitui o desembargador Victor Laus, que foi eleito para a presidência do Tribunal. A troca vale a partir do dia 27 de junho.
O novo componente da 8ª Turma foi responsável por ter a palavra final e manter Lula na prisão durante o episódio do prende e solta em 8 de julho do ano passado. Na ocasião, Thompson Flores deu um ponto final à batalha de despachos do desembargador plantonista daquele domingo, Rogério Favreto, e o relator das ações da Lava Jato na Turma, João Pedro Gebran Neto, sobre um recurso que pedia a soltura de Lula.
Lula já teve polêmicas com Thompson Flores. Antes do julgamento da 8ª Turma sobre o tríplex, ele disse que um bisavô do presidente do TRF-4 era general e havia matado Antônio Conselheiro em Canudos. Na verdade, o militar Thomaz Thompson Flores era coronel e tio trisavô do desembargador, e não matou Conselheiro, segundo reportagem da BBC.
O tio tetra avó deve ter usado a Lei de Muricy em Canudos.