Sabe aquela denúncia de que comerciantes espertos fazem uso de softwares que emitem falsas notas fiscais para se livrar do pagamento de tributos? Você pode reler o que a notícia que Contraponto deu a a respeito no dia 15 do mês passado clicando aqui.
Os softwares, contava a notícia, permitem realizar o registro de vendas de duas formas: uma delas gera a Nota Fiscal-Eletrônica para consumidor (NFE-C), com o devido recolhimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); já a outra forma possibilita gerar o documento de venda sem efeito fiscal, o que leva consequentemente a sonegação de imposto.
Em razão das denúncias, o Ministério Público de Contas pediu esclarecimentos à Receita Estadual, que respondeu dizendo que não realiza a certificação ou homologação dos softwares usados para emissão das notas por questões de inviabilidade técnica.
Mas confirma que tem conhecimento das fraudes e que vem atuando para combatê-las mediante o uso de várias ferramentas. Um desses mecanismos é uma Norma de Procedimento Fiscal que determinou um cadastro obrigatório de fornecedores e seus respectivos softwares. Com essa regulamentação a Receita passou a ter acesso ao registro de todos os fornecedores e, em caso de ser constatada alguma fraude, os mesmos passam a assumir a responsabilidade civil e criminal pelas irregularidades.
Apesar dos esclarecimentos da Receita Estadual, o Ministério Público de Contas ainda aguarda providências da 2ª Inspetoria de Controle do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), do Ministério Público Estadual (Patrimônio Público) e da Controladoria-Geral do Estado.
No meu ponto de vista o que falta mesmo é retirar os fiscais de campo, ou seja, eles sao os maiores interessados na sonegação, isso é escancarado, o dinheiro q era pra ser pro pais vai pro bolso deles. E os comerciantes, boa parte, se ilude dando dinheiro pra fiscal e alimentando essa corrupção sem fim. Comerciantes abram os olhos, faça a sua parte, contribua para um pais melhor!
É necessário gastar (geralmente gasto fixo mensal) para poder pagar mais!! Simplifica os impostos. Diminui, assim não vale a pena sonegar. Difícil ter q trabalhar, manter o negócio é ainda ter que ficar fazendo essas modificações que no final só atrapalham. Depois q colocamos a NFc – e é uma droga.. Isso qnd a Internet não está em manutenção e não conseguimos emitir.
Se a questão é acabar com a sonegação o imposto único seria uma boa, ou seja ele já paga no ato da comprar , não importa se é NFC-e ou NF-e sempre terá sonegação seja vendendo produtos com meia nota, seja vendendo sem notas praticamente todos
O problema não é inviabilidade técnica e sim
Que são quase todos pelo menos uns 90% que de alguma forma sonegam e não dá pra sair autuando todo mundo se não o pote de ouro seca, se fosse um imposto único e num valor menor a arrecadação iria subir muito
Faculdade para os empreendedores com faturamento até 100.000,00 mes tributar na pessoa fisica o Imposto sobre a renda, abatendo seus custos mediante escrituração de livro caixa, deve ser exigido certificado municipal quanto a saúde pública e defesa do consumidor
Dim NFC-e – Devidamente homologado no Paraná. http://www.dimensaosistemas.com
O sistema de NFCe deve ser homologado sim para acabar com a bagunça dos que não são do ramo.
Imposto único em todo o país de forma que o consumidor pague e o comerciante apenas repasse e se houver sonegação que seja alto a multa. Duvido que haverá tantos sonegadores. Arrecadação subirá. Substituição tributária para quem fabrica e os distribuidores não pagariam impostos sobre produtos com substituição, fazendo assim almentar o índice de empregados.
Nosso país precisa melhorar…
Vão pra matinhos nenhuma compra que fiz lá caiu no meu app e no credito. Kkkk só moresario de bens por lá.
AgilizaNota.com.br: Emissor de notas fiscais simples e prático.
Pedro saffi concordo plenamente com você. É uma pena que que isso não entra na cabeça desses idiotas. O imposto único seria a solução completa e definitiva para o Brasil.
Vamos sonegar gente, evitamos assim vinhos 4 estrelas no STF.
adios F7
Marcos Vinicius viadão
Yecsystem. Software seguro e confiável ligue 28 999029963
Mais uma razão para ser implantado o imposto único e com uma aliquota que não compense sonegar.
Custa muito caro controlar 2 caixas , 3 estoques….2 + 2….mais barato pagar o imposto.
Acredito que vai dobrar a arrecadação de impoatos.
Precisando de um sistema que não corra risco, fale comigo (41)99251-5433
Já vi tudo. Num futuro bem próximo teremos que gastar milhares de reais para cadastrar homologar essa bosta.