O governador Ratinho Junior (PSD) recebeu nessa segunda-feira (3) o Troféu Guerreiro do Paraná, honraria concedida pelo Movimento Pró-Paraná (MPP) para personalidades que contribuem com o desenvolvimento do Estado. A entrega do prêmio ocorreu durante a posse da nova diretoria do MPP para a gestão 2025-2027, com Marcos Domakoski reeleito para mais um biênio à frente da entidade.
“Toda homenagem que você recebe é sempre uma honra, mas receber do Pró-Paraná, uma entidade apolítica, que reúne pessoas de diversos setores, da sociedade civil organizada como um todo, sem dúvida tem um gosto muito especial, porque é uma homenagem sincera, feita por pessoas que não dependem da política, que não precisam do governo, e que têm como objetivo ajudar o Paraná”, afirmou Ratinho Junior.
“Sou muito grato a tudo que o Pró-Paraná tem feito em defesa do nosso Estado. Muitas das conquistas que alcançamos nos últimos anos tiveram o apoio institucional do grupo, sempre em defesa da sociedade paranaense”, acrescentou. “Estou muito feliz em participar da posse da nova diretoria e de receber essa homenagem, que quero dividir com toda a população do Paraná, que é quem confia no nosso trabalho.”
O troféu entregue ao governador foi criado em 2001 e visa reconhecer os paranaenses que, de maneira decisiva, ajudam o Paraná a se destacar em áreas relevantes para a sociedade. Entre as personalidades que já foram homenageadas estão Zilda Arns, em 2001; o vice-governador Darci Piana, em 2005; Francisco Cunha Pereira Filho, em 2007; e Wilson Bley Lipski, em 2023.
Honra
“A doutora Zilda Arns, por exemplo, foi uma personalidade reconhecida mundialmente, inclusive cogitada para receber o Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que ela fez não só no Brasil, mas em outros países. Estar nesse grupo seleto de homenageados me honra muito. Só tenho que agradecer a toda a minha equipe, que tem me ajudado a desenvolver um trabalho que colocou o Paraná em um novo patamar”, complementou o governador.
A peça representativa do prêmio é uma escultura em bronze, com base em mármore, tendo como escudo o Mapa do Paraná, criado pelo estúdio do artista plástico curitibano Luiz F. Gagliastri.
“Sem dúvida alguma, é um momento histórico para nós. O Paraná passou, nos últimos anos, por uma transformação significativa: o PIB cresceu 70% em relação a 2018, e a atração de investimentos superou todas as expectativas. O Estado vive um ciclo virtuoso extraordinário. A atuação, a liderança, a habilidade e a competência do governador Ratinho Junior foram fundamentais para tudo isso”, destacou Domakoski.
Além de Domakoski, a nova diretoria do Movimento Pró-Paraná empossada nesta segunda-feira é composta por Mário Pereira (1º vice-presidente), Orlando Pessuti (2º vice-presidente), Marilena Indira Winter (3º vice-presidente), Nelson Luiz Gomez (4º vice-presidente), Jaime Sunye Neto (diretor-secretário) e os diretores Arnaldo Luiz Miró Rebello, Kelso Krieger Gomes, Pedro Luis Fuentes Dias, Luis Roberto Dantas Bruel e Rosane Gil Kolotello Wendpap. (AEN; Foto: Geraldo Bubniak/AEN).