O governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera missão oficial do Governo do Estado à China na próxima semana. A viagem começou neste domingo (21) e e vai até dia 27, e atende convite feito pelo embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, que esteve no Paraná em março. O vice-governador Darci Piana assume a gestão estadual no período.
O secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, acompanham o governador. O grupo ficará baseado em Shangai para reuniões com representantes do Fundo de Investimentos Brasil-China, interessado em projetos sobre estrutura portuária e ferrovia. A missão paranaense também participa da 22.ª Conferência Mundial de Dragagem.
O governador informa que o objetivo da viagem é apresentar oportunidades de negócios e prospectar novos investimentos chineses para o Paraná, principalmente no setor de infraestrutura e logística.
Ratinho Junior ressalta que o Paraná e a China já mantêm boa relação comercial. O mercado chinês é o principal destino das exportações paranaenses (44% do total exportado em 2018).
O governador também lembra que o fundo chinês já investe no Litoral paranaense. Em 2018 a China Merchants Port Holdings Company Limited (CMPort), uma das maiores operadoras globais de terminais de contêineres, comprou 90% do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Como o governo não é claro nos seus objetivos, começamos a imaginar que talvez seja vender a compagás, copel. É bem prematuro antes de esquentar a cadeira do governo, ir ao vale do silício, depois, China.
O povo, o contribuinte precisam se envolver mais e conhecer as prioridades do estado juntamente com a imprensa.
Investimentos? Mas não tem projeto. Viagem desnecessária.
Viajar é preciso, governar …