O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) apontou a Tarifa Zero, Minha Casa Minha Vida, Orçamento Participativo, entre outras propostas, que podem integrar o plano de governo na disputa da Prefeitura de Curitiba nas eleições municipais de outubro. Ele pede que a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, reveja a posição de apoiar candidatos de outras siglas e dirigiu críticas ao deputado federal Luciano Ducci (PSB), que conta com o apoio dos petistas para a prefeitura da capital paranaense
“Eu tive o privilégio e a ousadia de ser prefeito muito jovem em Cruzeiro do Oeste. Sou disciplinado, tenho vontade de aprender e o compromisso com o povo de Curitiba. Tenho a experiência de todos os programas do PT e também considero que Curitiba, como uma cidade inovadora, tem condições de ser a primeira capital brasileira a implantar a tarifa zero no sistema de transporte urbano”, disse o deputado na noite dessa quarta-feira (12) ao jornalista Rogério Galindo do portal Plural.
Zeca Dirceu pede que o PT de Curitiba e os partidos da federação (PCdoB e PV) reajam e lutem para a decisão (da escolha do candidato a prefeito) seja definida na instância municipal e que a presidente nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann, reveja a estratégia de apoiar candidatos de outros partidos, como a atual pré-candidatura do deputado Luciano Ducci (PSB).
Pesquisas
“Essa decisão não pode ser tomada em São Paulo, Brasília ou ainda pela direção partidária nacional. Quero fazer um apelo ao diretório estadual para também encampar a luta da candidatura própria em Curitiba e fazer um apelo a presidenta Gleisi que reveja essa estratégia de apoio ao Luciano Ducci”, argumentou.
O deputado ainda sustenta que sua pré-candidatura vai representar o presidente Lula e que o histórico de votações de Ducci na Câmara dos Deputados não compactua com as bandeiras e o posicionamento do PT no Congresso Nacional.”Não é nada pessoal, tenho um bom relacionamento com ele (Ducci) na Câmara”, disse.
“Ele (Ducci) não está assumindo compromisso na construção da reeleição do presidente Lula em 2026 e pela que as pesquisas mostram não é uma candidatura para ganhar. Eu quero ser candidato do Lula para prefeito de Curitiba”, completou.