Quadro Negro: o tempo da política e o tempo da Justiça

O delator Maurício Fanini revela às autoridades judiciais detalhes cabeludos e minuciosos sobre como operava para empacotar dinheiro que ajudava a desviar das escolas para, supostamente, fazer chegar às mãos do ex-governador Beto Richa. O ex-governador responde: “Fanini é um traidor, criminoso e mentiroso”.

Ok! Quem está com a razão? Pode-se pensar que Fanini é um mestre na arte da ficção, com vocação e talento para ser contratado pelos estúdios de Hollywood para escrever o roteiro de um baita filme sobre intrigas político-policiais. Faria tanto sucesso quanto a série “House of Cards” da Netflix. Ou quanto o premiado “Todos os homens do presidente”, sobre o escândalo de Watergate.

Pode-se também supor que Richa tenha toda a razão; que é completamente inocente e que foi vítima de “um traidor, criminoso, reu confesso e mentiroso”.

Trata-se, aí, de uma briga entre dois candidatos. Fanini é candidato a sair da prisão o quanto antes, ganhar benefícios judiciais e ir pra casa para viver como puder e, em sua “campanha”, inventa falsidade e maldades. Já Beto Richa é candidato a senador – isto é, a assumir um novo mandato popular, relevante para o estado. Se for inocente e “intolerante com a corrupção”, como diz, ótimo – que seja eleito.

Mas isto precisa ser dito à população antes da eleição de outubro próximo – caso contrário, sem ter como aferir quem diz realmente a verdade, o povo pode eleger quem não merece ser eleito. Ou ver solto um criminoso, mentiroso e traidor.

Este é o dilema: o caso Quadro Negro se desenrola desde 2015, quando o escândalo apareceu na imprensa. Isto é, há três anos! E nesse tempo ainda sobram mais especulações do que verdades definitivas, sem trânsito em julgado, sem que muitos dos responsáveis e beneficiários do esquemão paguem pelos crimes ou sejam declarados inocentes.

É a diferença entre o tempo da justiça e o tempo da política. Enquanto a justiça tarda, a política se diverte e se prepara para subir mais um degrau.

 

 

5 COMENTÁRIOS

  1. O povo paranaense só quer saber uma coisa de você Beto Richa….20 milhões de reais sumiram dos cofres públicos quando você era o Governador…Queremos saber aonde esta esse dinheiro…ou vai nos dizer que não sabe de nada como de costume.

  2. ContraPonto revoltado. E eu que não nasci ontem, não sei se choro ou se rio.

    Atribuo este estado de espírito crítico a uma quase revanche , ou algum problema do passado. Freud ou a RPC podem explicar.

    E , conversando com o fio do bigode, me pergunto se agora, o ContraPonto e a patuléia que baba quando come vão conseguir entender o que é uma delação com provas e o que é fofoca pois o delator ” é candidato a sair da prisão o quanto antes, ganhar benefícios judiciais e ir pra casa para viver como puder”.

    To esperando do deltan, moro e ate do grampo instalado pela PF na cela do youssef, as provas deste tipo sobre o Lula. Algo grave deste jeito onde tudo leva a um chefe de Organização Criminosa como é o vampirão ou paulo preto que operaram pra cobrar propina o tempo todo.

    Louve-se também o empenho do psdb em manter seus “governados” sempre na linha limite da ignorância pois sempre que podem roubam na Educação seja na construção de escolas quanto no crime hediondo de roubar na comida das crianças.

  3. Imóvel: Apartamento
    Venda: R$ 3.000.000
    Condomínio: R$ 2.300
    Área total: 535m²
    Área útil: 393m²
    Quartos: 4
    Banheiros: 5
    Suites: 3
    Vagas: 4
    Idade do imóvel: 18 anos Quanto o governador pagou no AP ???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui