PT, PCdoB E PV registram federação partidária

As executivas nacionais de PT, PV e PCdoB registraram nesta segunda-feira (18), na Justiça Eleitoral, o estatuto e o programa de sua federação partidária, intitulada “Brasil da Esperança”. Os documentos foram assinados nesse domingo (17) .

O PT aprovou a federação na última quarta-feira (13), quando também aprovou a indicação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin para ser candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o PT, a Assembleia Geral da Federação, órgão máximo de deliberação, será composta por 60 membros, sendo nove vagas distribuídas igualmente e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018.

A primeira presidente da federação partidária será a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR); a primeira vice-presidente, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.