Por meio de uma nota pública, o Partido dos Trabalhadores (PT) informa que está mantida a candidatura do ex-vereador curitibano Renato Freitas (PT) a deputado estadual. Ocorre que a decisão da Justiça Eleitoral que indeferiu a sua candidatura não é definitiva e que cabe recurso. Segundo a sigla, Freitas continua candidato até que haja uma decisão final dos tribunais superiores.
Íntegra da nota:
O Partido dos Trabalhadores, através de sua Direção Estadual e Municipal, vem a público esclarecer que a Decisão Judicial que indeferiu a candidatura de Renato Freitas a deputado estadual não é definitiva e cabe recurso. Portanto, Renato continua candidato a deputado estadual até a decisão final dos Tribunais Superiores (TSE e STF).
O Partido dos Trabalhadores reafirma que a cassação do mandato do vereador Renato é fundamentada por dois preconceitos estruturais em nossa sociedade: o preconceito racial e de classe. Renato é um homem, negro, pobre e da periferia, representa a voz de pessoas historicamente excluídas em razão de sua raça/cor e/ou classe social. São essas as razões da violência política que o atinge.
Considerando isso, não mediremos esforços para resguardar os direitos civis e políticos de Renato, bem como seguiremos fazendo parte da luta incessante contra o racismo estrutural em Curitiba e no Brasil.
Curitiba, 15 de setembro de 2022.
Angelo Vanhoni
Presidente do PT de Curitiba
Arilson Chiorato
Presidente do PT do Paraná