PT decide apoiar Baleia Rossi para a presidência da Câmara dos Deputados

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

O Partido dos Trabalhadores (PT)  decidiu na tarde desta segunda-feira (4) apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB) à presidência da Câmara dos Deputados. De acordo com o blog O Antagonista, a votação pró Baleia foi apertada:  27 votos a favor do apoio ao emedebista contra 23 favoráveis a uma candidatura de esquerda. Houve ainda uma abstenção.

A decisão do partido deve ser anunciada em breve e abre espaço para que o deputado federal Baleia oficialize sua candidatura ainda nesta semana, antes da série de viagens que pretende fazer para negociar apoio nos estados.

Segundo O Antagonista, a votação apertada reforça a divisão que há no partido. São três grupos: o que apoia a candidatura de Baleia para unificar os partidos de oposição; o que defende uma candidatura da esquerda à presidência da Câmara; e os dissidentes, que apoiam Arthur Lira, que é candidato de Jair Bolsonaro.

Ainda não está claro, segundo petistas, se os 23 deputados derrotados na votação desta segunda-feira votarão em Baleia ou engordarão o grupo dos dissidentes. A votação para a presidência da Câmara é secreta.

Com o apoio a Baleia, o PT deve conquistar o direito à primeira escolha na mesa diretora da Câmara. Como tem a maior bancada da Casa, o partido pede “respeito à proporcionalidade” e tenta emplacar um petista na primeira-Vice-Presidência ou na Secretaria-Geral da Mesa.

 

Deixe uma resposta