PSDB vai adiar data das prévias para escolher candidato a presidente

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

As prévias do PSDB que escolherão o candidato do partido à presidente da República em 2022, marcadas inicialmente para outubro, serão adiadas. A nova data deverá ser fixada na segunda-feira (31) durante reunião do grupo que organiza as prévias. O mais provável é que elas ocorram no dia 21 de novembro.

De acordo com o blog O Antagonista, oficialmente o argumento para adiar as prévias é a pandemia da covid-19, “mas, na prática, o partido quer ganhar mais tempo para aparar as arestas internas. O deputado federal Aécio Neves (MG) e o senador Tasso Jereissati (CE) já vinham defendendo publicamente o adiamento.

Há três nomes colocados para a disputa: além do senador Jereissati, os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, estão em busca de apoio institucional da legenda. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto também quer entrar na disputada, mas há quem diga que ele quer mesmo é se candidatar ao Senado pelo Amazonas.

Há um debate intenso nos bastidores tucanos sobre o formato das prévias. O diretório de São Paulo, liderado por Doria, defende o voto universal dos cerca de 1,3 milhão de filiados. Há quem argumente que esse cadastro está completamente desatualizado e defenda, portanto, um peso nos votos, que seriam divididos igualmente em quatro grupos: filiados de maneira geral; tucanos com mandatos federais; deputados estaduais e vereadores; e prefeitos e vice-prefeitos. (De O Antagonista).

Deixe uma resposta