PSDB antecipa prévias para escolha de presidenciável

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araujo, decidiu acatar pedido feito pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e marcar para outubro o processo de prévias para escolher o candidato a presidente em 2022.

É a primeira vez que a legenda faz isso em âmbito nacional. Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves foram escolhidos candidatos a presidente por decisão unânime da legenda, sem prévias. A ideia já foi aplicada nas eleições para prefeitura de São Paulo em 2016 e para o governo paulista em 2018. Em ambas, João Doria foi escolhido candidato.

De acordo com o presidente nacional do PSDB, os debates sobre as prévias vão tomar força no final do primeiro semestre deste ano, quando o partido vai definir as regras pelas quais o processo vai ser conduzido.

“Por enquanto os dois governadores são quem eventualmente se tem de candidatos, mas só vai confirmar pelo prazo de inscrição, que é 10 de agosto. Até o final do mês que vem uma comissão é organizada para as prévias, a comissão deve estabelecer critério mínimos para estabelecer que uma candidatura deve ter o apoiamento mínimo de deputados federais e senadores para poder dar densidade ao apoiamento, uma densidade política ao apoiamento, dar uma representatividade, apoio político substancial para uma pré-candidatura a presidente”, afirmou o dirigente partidário. (Do Congresso em Foco).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui