Projeto de lei apresentado por quatro deputados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) determina que seja obrigatória a instalação de cancelas nas passagens de nível em todas as cidades do Paraná. O episódio registrado nesta semana em Jandaia do Sul, com duas mortes, fez os deputados Alexandre Curi (PSD), Ademar Traiano (PSD), Delegado Jacovós (PL) e Maria Victoria (PP) apresentarem nessa sexta-feira (10) a proposta, que estabelece a instalação de diversas sinalizações de trânsito nas passagens de trens, como forma de manter o fluxo em ordem e as pessoas em segurança, através de informações eficazes, com a correta orientação dos usuários das ruas e estradas.
Pela iniciativa, as passagens de nível deverão utilizar sinalização horizontal e vertical, contendo obrigatoriamente linha de retenção, faixa contínua, retângulo de advertência, indutor de redução de velocidade, olho de gato, aviso: Pare Trem; sonorizador, poste com placas e sinais luminosos, cancela automática placas a-40 e limite de velocidade e braço aéreo com placas e sinais luminosos.
Difícil
Para Alexandre Curi, a relação entre trens que cruzam cidades, carros e pedestres sempre foi difícil. “O lamentável episódio de Jandaia do Sul só é mais um na lista de acidentes envolvendo passagens de nível. Trata-se de uma questão complicada porque pelas ferrovias se escoa a produção, fundamental para o desenvolvimento. Assim, o projeto pretende regulamentar a questão destes cruzamentos, procurando dar mais segurança tanto para a população quanto para os próprios maquinistas”, explicou.
Na justificativa, os autores do projeto ressaltam a preocupação com os acidentes entre veículos automotores e trens, na forma de abalroamentos que ocorrem nas travessias de nível, também com os atropelamentos ocorridos nos trilhos.
Abandono
“Muitas das passagens de nível existentes em nosso Estado estão abandonadas, sem qualquer tipo de sinalização colocando em risco a vida dos pedestres e motoristas que são obrigados a atravessarem a via férrea todos os dias. É de suma importância que estes cruzamentos sejam sinalizados de forma contundente para evitar que acidentes ocorram e vidas sejam perdidas”, destaca a iniciativa. (Foto: Ari Dias/AEN).