Professores decidem sobre fim da greve no sábado

Suspensa desde 13 de julho passado, a greve dos professores da rede estadual de ensino pode terminar definitivamente na manhã deste sábado (10). A APP-Sindicato convocou assembleia geral, a ser realizada na sede social do Paraná Clube a partir das 8h30, “momento importante para a categoria se informar sobre as negociações, avaliar a conjuntura e decidir coletivamente os rumos da luta”, diz o presidente da entidade, professor Hermes Leão.

Esta é a expectativa também do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, ao anunciar que foi removido um dos últimos impasses entre a categoria e o governo com a decisão de deixar para o ano que vem a elaboração conjunta de um novo modelo de contratação de professores pelo regime PSS (Processo Seletivo Simplificado).

Segundo Bakri, o governo enviará à Assembleia a proposta que prevê a aplicação em folha de 2% de reajuste em janeiro do ano que vem, 1,5% em janeiro de 2021 e mais 1,5% em janeiro de 2022 – os dois últimos índices estão condicionados à disponibilidade de caixa e ao cumprimento dos requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Além disso, conforme consenso com os servidores, o governo retirou de tramitação na última quarta-feira (7) o projeto da Lei de Eficiência na Gestão do Estado (LEGE). E, no mesmo dia, anunciou que o modelo de contratação via PSS não sofrerá alterações neste ano.

 

os atuais contratos serão prorrogados até julho do ano que vem. As medidas tranquilizam 20 mil professores que atuam hoje nas 2,1 mil escolas estaduais do Paraná e devem encerrar a greve da categoria em definitivo, neste sábado (10).

Nesse caso específico, a Seed terá mais tempo para aprimorar um novo modelo de contratação, e os professores do PSS poderão continuar o seu trabalho normalmente até metade do ano que vem”, afirmou Hussein Bakri.
A greve dos professores e demais funcionários das escolas foi suspensa no último dia 13 de julho, após um acordo costurado pelo Líder do Governo que envolvia vários itens. O principal deles diz respeito à reposição salarial do funcionalismo público, referente à inflação de 4,94% entre maio de 2018 e abril de 2019. A proposta, que será enviada à Assembleia Legislativa nos próximos dias, prevê a aplicação em folha de 2% em janeiro do ano que vem, 1,5% em janeiro de 2021 e mais 1,5% em janeiro de 2022 – os dois últimos índices estão condicionados à disponibilidade de caixa e ao cumprimento dos requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Professores(as) e funcionários(as) das escolas públicas do Paraná voltam a se reunir neste sábado (10) em assembleia estadual convocada pela APP-Sindicato. Os(as) trabalhadores(as) vão avaliar os encaminhamentos da greve unificada dos(as) servidores(as) públicos(as).

A assembleia começa às 8h30 no Espaço Torres, sede social do Paraná Clube, localizado na Av. Presidente Kennedy, 2377, em Curitiba.

“Será um ”, avalia o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui