A editora paranaense Íthala está lançando o livro “Temas de direito processual civil romano e direito romano clássico”. O autor, o professor Cláudio Henrique de Castro, romanista, tem mais 1.500 publicações de artigos, dezenas de artigos científicos, passou por tradicionais universidades europeias na Espanha e em Portugal,tem sólida experiência na docência universitária, é professor de oratória forense, direito romano e história do direito. E esta é sua décima sétima obra jurídica.
O livro analisa o processo formulário romano, o conceito de justiça desde Roma aos dias atuais, os precedentes do processo civil romano e no direito processual civil vigente, faz um apanhado histórico dos tribunos da plebe, trata do iuscontroversum, da arbitragem no direito romano, lusitano e brasileiro e aborda a prévia citação do réu no direito romano e na atualidade.
Apaixonado pelo direito em vários dos seus ramos, sempre tendo como base o direito de Roma, onde tudo começou, Castro apresenta os temas do direito romano conectando-os com a atualidade jurídica brasileira.
Em fevereiro deste ano, publicou artigo na tradicional Revista dos Tribunais sob o título “O tribuno da plebe no direito romano”.
Recentemente,fez parte da obra coletiva “Advocacia nas causas coletivas na contemporaneidade” com o selo da Capes, e o Grupo de Pesquisa Ius Dicere da UFSC e a Rede de Pesquisa em Republicanismo, Cidadania e Jurisdição que congrega a UFSC/UCS/UNESC/UNOCHAPECÓ E ESUCRI,tendo produzido o capítulo “A advocacia em tempos de pandemia”.
É colunista do site Contraponto, da Rádio Banda B, da AERP – Associação das Emissoras de Rádio do Paraná, de diversos sites jornalísticos e do portal www.direitoparaquemprecisa.com.br.
Serviço:
Pré-venda do livro: “Temas de direito processo civil romano e direito romano clássico”, Cláudio Henrique de Castro
Tive aula com ele em 95, direito romano. Era, salvo engano, recém formado.
Passei na prova final, depois de estudar bastante. Inclusive ele pediu minha caneta e desmontou pra ver se tinha cola.
Bons tempos