Procuradores estudam “saída honrosa” para Dallagnol

O procurador da República Deltan Dallagnol estaria com um pé fora da coordenação da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba. Pelo menos é o que diz a imprensa nacional ao noticiar que, nos bastidores, os procuradores federais discutem uma “saída honrosa” para  Dallagnol. A ideia seria promovê-lo ao cargo de procurador regional, para atuar na segunda instância do Ministério Público Federal, o que o afastaria da operação. Para isso acontecer, todavia, Dallagnol precisa se candidatar à vaga.

Dallagnol é o titular da Lava Jato desde o início, há cinco anos, período em que a operação levou dezenas de empresários e políticos à prisão. Nos últimos meses, porém, teve a conduta contestada após a divulgação de conversas privadas no Telegram com integrantes da equipe e com o então juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Eles não reconhecem a autenticidade das mensagens. As conversas reforçaram representações contra Dallagnol no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP),  que fiscaliza a atuação de procuradores.

A decisão pela promoção cabe ao Conselho Superior do Ministério Público Federal, formado por dez subprocuradores e presidido pelo procurador-geral da República,Augusto Aras.  Há, no momento, dez vagas abertas para procurador regional — cinco por antiguidade e outras cinco por merecimento — e mais uma prevista até o fim do mês. Dallagnol precisaria se candidatar a uma vaga por mérito. A próxima sessão do Conselho Superior do MPF está marcada para 5 de novembro, e o tema das promoções deve entrar na pauta.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Pelas atrocidades que cometeu usando a justiça para se promover o cara ainda tem direito a saída honrosa é por esses fatores que a população não leva mais nada a sério as decisões do judiciário.

  2. De qualquer forma o ego do templário do Bacacheri já não cabe no cargo. Ele se julga incensado (ou ungido, como preferem os neopentecostais) para missões mais importante. Vai ser eleito deputado pelo Maranhão do Sul, ou Paranhão.

  3. E o ego do menino, aceita essa “saída honrosa”? Depois de ser incensado como um dos “heróis” do país, não creio que haja grande disposição de perder o cartaz que a Lava Jato garante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui