O procurador Carlos Fernando Santos Lima, que atua na força-tarefa da Operação Lava Jato, critica a decisão do ministro Gilmar Mendes que, nesta segunda (18), suspendeu inquérito a que o governador Beto Richa respondia no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Gilmar argumentou que, tendo o governador foro privilegiado no STJ, não poderia um juiz de primeira instância de Londrina homologar um acordo de delação; apenas o STJ poderia fazê-lo.
Em sua página no Facebook, Santos Lima contesta Gilmar Mendes:
AGORA TEMOS MAIS QUE O FORO PRIVILEGIADO, GILMAR RECONHECEU O PRIVILÉGIO DE NÃO SER SEQUER INVESTIGADO
O simples fato de um colaborador dizer que o dinheiro da corrupção era destinado para a campanha do governador Beto Richa não implica que o acordo devesse ser feito no STJ. Esse fato por si não implica pessoalmente o governador, mas justifica claramente que se deve proceder uma investigação a respeito. Infelizmente Gilmar Mendes impediu a continuidade da investigação – ao que parece em contrário ao próprio STJ, o que significa que o conhecimento ou não dessa corrupção pelo governador não pode ser investigada. Não investigar uma autoridade com base em uma corrupção admitida por um colaborador é absurdo. Não se trata apenas de foro privilegiado, mas de estabelecer um privilégio de não ser sequer investigado.
Em outra postagem, o procurador ironizou:
HOJE GILMAR MENDES ENCARNOU O PRÓPRIO PAPAI NOEL. Pena que mais uma vez o presenteado não seja a população brasileira.
Crucificaram o Dr. Carlos. E ele tinha e tem razão. Criticar é fácil. Mas estes senhores do MP de Curitiba merecem respeito. Há anos outros não aprofundaram investigações. Estes tiveram dois caminhos a seguir… e escolheram o mais difícil e desafiador. Coisa que pouquíssimos brasileiros fazem. Parabéns, independente do resultado e da opinião dos desentendidos, vocês não desistiram.
Uma sábia decisão do melhor juiz brasileiro de todos os tempos, protegendo o maior governador da história daquela que seria a mais sinistra injustiça já perpetrada na humanidade. Gilmar Mendes é sábio e justo. E o governador deveria ser canonizado.
Hahaha! Lava Jato- A Lei é Para Todos….os que não forem tucanos. República do Balacobaco do Caterefofo!
Como diria o Tite : “fala muito” este Procurador!!