Pro Paraná comemora 164 anos da Emancipação

O Paraná vai completar 164 anos da lei de criação da então Província, em 1853 e, para comemorar a data o Movimento Pró-Paraná organizou um ato solene, hoje (29), às 18 horas, na Sala Magna Maria Christina de Andrade Vieira, no edifício Barão do Serro Azul (sede da Associação Comercial do Paraná) em Curitiba.

Na ocasião, a convite do presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, falarão o desembargador Luís Renato Pedroso, conselheiro benemérito da entidade (“A emancipação política do Estado do Paraná”) e o jornalista, escritor e publicitário Ernani Buchmann, presidente da Academia Paranaense de Letras (“Paraná, o desafio da construção de uma identidade regional própria”.

Última província criada no período do Império, o Paraná foi erigido à categoria de província pela Lei Imperial nº 704, de 29 de agosto de 1853; após longa batalha política iniciada após a Revolução Liberal de 1842. Anteriormente a região – situada no limite sul da colonização portuguesa da América – teve seu início como Capitania de Santana, doada ao navegador Pero Lopes de Souza. Na sequência, como Capitania de Paranaguá, gozou de autonomia relativa até ser reincorporada, por motivos históricos diversos, à Coroa e passar a integrar a Capitania de São Paulo e das Minas do Ouro.

A emancipação definitiva veio em 1853, pelas mãos de estadistas imperiais como Honório Hermeto (Marquês do Paraná); luta de incansáveis defensores da “causa paranista”, como Bento Vianna, Francisco de Paula Gomes e João da Silva Machado (Barão de Antonina), e apoio do deputado mineiro Cruz Machado, entre outros.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui