Primeiro navio cargueiro do mundo movido a vela chega a Paranaguá nesta sexta

Chega nesta sexta-feira (15) ao porto de Paranaguá o primeiro navio cargueiro do mundo movido a velas. Trata-se do graneleiro singapurense Pyxis Ocean, que foi fretado pela Cargill para uma viagem entre a China e o Brasil, e no porto paranaense será carregado com farelo de soja. A informação é do jornalista Jorge de Souza, do UOL.

Ao contrário das velas de tecido de antigamente, que moviam por exemplo as caravelas, as que equipam o Pyxis Ocean são grandes placas metálicas móveis e retráteis, cheias de tecnologia.

Conta o jornalista que as velas ajudam o grande navio, de 229 metros de comprimento, a navegar em alto-mar com muito mais eficiência, economia de combustível e benefícios para o meio ambiente. Mas são recolhidas ao se aproximar da costa, razão pela qual, muito possivelmente, não estarão à mostra quando o graneleiro se aproximar do porto paranaense.

Segundo Jorge de Souza, a chegada do Pyxis Ocean à Paranaguá é histórica, por dois motivos: será a primeira vez que um navio cargueiro movido também à vela (ele também possui motores convencionais a combustão) chega a um porto brasileiro, e marca o final bem sucedido da primeira viagem intercontinental de um navio equipado com velas desse tipo, o que tem tornado a travessia do Pyxis Ocean uma espécie de laboratório, acompanhado de perto por todas as empresas envolvidas no projeto. (UOL; Foto: divulgação/Cargill).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui