Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram em primeiro turno projeto de lei que concede a cidadania honorária de Curitiba a Cássio Lisandro Telles, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR).
O projeto é de iniciativa do vereador Dalton Borba (PDT) e recebeu 31 votos favoráveis, unanimidade em plenário. O parlamentar, que é advogado integrante dos quadros da Ordem há mais de 30 anos, destacou a atuação do presidente da OAB-PR na defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados, e ressaltou ainda a extensa experiência na área jurídica e na advocacia.
Também é relevante ressaltar que o homenageado participou ativamente da Caravana das Prerrogativas, iniciativa do Conselho Federal da OAB que teve seu início no Estado do Paraná. Em parceria com as seccionais, a Caravana percorreu o país realizando reuniões, audiências, visitas, inspeções e palestras, com o intuito de preservar a dignidade profissional das advogadas e dos advogados, garantindo a inviolabilidade dos escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e a garantia de honorários justos. O objetivo das Caravanas era esclarecer que as prerrogativas dos advogados são, na verdade, garantias para os cidadãos. “O Dr. Cássio Telles é um advogado atuante, que tem feito um trabalho brilhante como presidente da seccional da OAB-PR.Sempre lutou por uma sociedade mais justa e solidária. Por sua contribuição com o desenvolvimento do Direito, por seu notório saber jurídico e por sua conduta ilibada,merece essa justa homenagem” declarou Borba.
O homenageado é natural de Pato Branco, sudoeste do estado, e graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Foi presidente da subseção da OAB da sua cidade natal entre 2004 e 2006; coordenador regional da Comissão de Estágio e Exame de Ordem; vice-presidente da OAB Paraná da gestão 2013/2015. De 2016 a 2018 foi conselheiro federal da OAB e vice-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia. Em novembro de 2018, foi eleito para presidir a OAB Paraná no triênio 2019/2021, com 68% dos votos válidos.
O projeto será apreciado em 2º turno, em votação simbólica, na próxima segunda-feira, 23.