Prefeitura de Curitiba quer emitir títulos públicos

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
O secretário de Finanças de Curitiba, Vitor Puppi, estará em Brasília no início da próxima semana para uma reunião com o secretário de Política Econômica no Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, para falar sobre a possibilidade de os municípios voltarem a ter o direito de emissão de títulos públicos. A informação é de João Frey, do portal Plural Curitiba.

A ideia central de Puppi é que em vez de recorrer a empréstimos junto a instituições financeiras, o município possa financiar investimentos com a emissão de títulos no mercado.

Puppi acredita na medida para cidades que, como Curitiba, apresentam solidez fiscal e um baixo índice de endividamento.

“Em vez de comprar Tesouro Direto, por que não comprar Tesouro Curitiba? Por que não investir na cidade em que mora se tem a perspectiva de receber uma taxa conveniente? Hoje o governo federal monopoliza isso, mas temos essa proposta, acreditamos nessa proposta e vamos apresentá-la na segunda-feira”, disse Puppi na Câmara Municipal.

A emissão de títulos por entes subnacionais já foi permitida no Brasil, mas foi revogada no começo dos anos 2000 após diversas situações de fraudes e dívidas acima da capacidade de pagamento..

 

Deixe uma resposta