Prefeito e secretária de Educação de Guaratuba são denunciados pelo Ministério Público

O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, e a secretária de Educação do município, Fernanda Monteiro, por improbidade administrativa na contratação de trios elétricos “Águia” e “Avatar” para o “Sempre Natal”. A informação é do Correio do Litoral, de Guaratuba.

A Prefeitura teria contratado, sem licitação, uma empresa de São Paulo. Mas, segundo o Ministério Público, “identificou-se que os veículos utilizados para cumprimento do contrato oriundo da Inexigibilidade n° 11/2021 pertenciam, de fato, à Fernanda Estela Monteiro, enquanto sócia da empresa L.M. Eventos Ltda ME., sendo que ela, porém, era ocupante do cargo de Secretária Municipal da Educação, conforme Decreto nº 23.639 de 02/01/2021”.

Conforme a ação civil pública aponta, a Lei Orgânica do Município e a Lei de Licitações proíbem qualquer forma de contratação de bens e serviços, de forma direta ou indireta, de empresas pertencentes a servidores públicos.

A ação civil pede a devolução de R$ 243.800,00, multa no “mesmo valor do dano causado ao município”, e ainda a suspensão dos direitos políticos dos envolvidos por 8 anos. A ação também cita e pede a condenação do proprietário da empresa contratada pelo município, do secretário municipal de Finanças e Planejamento, da então secretária municipal da Cultura e do Turismo e do irmão e sócio de Fernanda Monteiro na empresa de trios elétricos.

De acordo com o Ministério Público, além da suposta ilegalidade na contratação de empresa da secretária, há várias irregularidades no processo, como a falta de comprovação de “notória especialização” da empresa que justificasse a inexigibilidade de licitação, falta de uma cotação de preços com outras empresas do ramo, ausência de termo de referência e de planilhas de preços etc. (Do Correio do Litoral).

 

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