O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, reuniu-se na manhã deste domingo (22) com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por meio de videoconferência. A reunião foi coordenada pela Frente Nacional de Prefeitos a pedido do ministro Mandetta para alinhar com as capitais as ações de combate ao coronavirus e também alinhar os pedidos de recursos para ampliar equipes e infraestrutura do SUS Curitibano.
“Pânico também é doença”, disse o prefeito Rafael Greca no início da sua participação para depois informar ao presidente e ao ministro da Saúde a estrutura de Curitiba para atendimento imediato aos pacientes contaminados pelo coronavirus com 5.623 leitos hospitalares e 761 leitos de UTI e abertura de outros 240 leitos de UTI, completando 1.000 leitos. Mandetta elogiou o SUS Curitibano e disse que Curitiba tem a melhor saúde pública do Brasil.
“Pedi ao ministro autorização para colocar equipes da Saúde municipal no Aeroporto orientando a quarentena aos viajantes que chegam do Exterior, e das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e do Distrito Federal”, afirmou. O prefeito pediu ainda o pagamento integral dos contratos com os hospitais, com a suspensão temporária da avaliação de metas, o que foi acatado pelo ministro.
Greca aproveitou a videoconferência para informar ao ministro que amanhã começará a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais em 42 pontos já estabelecidos, incluindo 5 pontos no formato Drive-Thru em locais diferentes da cidade, de forma que os idosos corram menos risco de contaminação com o coronavírus. “O momento é de intranquilidade, mas não podemos entrar no pânico. Tenho a certeza de que Curitiba será maior do que suas dificuldades e vamos vencer mais esta batalha”, declarou.
A videoconferência foi realizada na Sala de Situação do Palácio 29 de Março e contou com a participação dos Secretários Municipais da Saúde, Márcia Huçulak, e do Governo e também presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur, da Procuradora Geral, Vanessa Volpi e da chefe de Gabinete, Cibele Fernandes Dias. (AMN).