Para que você não se sinta, digamos, assombrado de ver no Centro Cívico um monumento em bronze dedicado a Confúcio, no meio do Largo da China (que é como se chamará a rótula do cruzamento da Marechal Hermes com Mario de Barros), buscamos na Wikipedia informações sobre o grande filósofo chinês. O texto o ajudará a entender que não deve fazer a pergunta: por que Confúcio? E vai compreender também que de fato não há notáveis na história do Paraná ou do Brasil que mereçam a mesma homenagem:
O confucionismo (儒學, Rúxué) ou confucianismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tsé, (孔夫子). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como “ensinamentos dos sábios”. Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única. O confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida. Confúcio, forma latina de Kung Fu Tsé, filósofo chinês do século VI a.C, compila e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 séculos. Combatido como reacionário durante a Revolução Cultural chinesa (1966-1976), o confucionismo toma novo impulso após as recentes mudanças políticas no país. Atualmente, 25% da população chinesa declara-se adepta do confucionismo.De particular importância Confúcio deu caráter moral a funcionários-apoiar o governo e seus representantes.
Eis também algumas frases que compõem a sabedoria que Confúcio legou à humanidade:
“Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter.”
“O mais elevado tipo de homem é o que faz antes de falar, e pratica o que professa.”
“Quem não conhece o valor das palavras não saberá conhecer os homens.”
“Não pretendas apagar com fogo um incêndio, nem remediar com água uma inundação.”
“O sábio procura o que está nele próprio; o tolo, o que está fora dele.”
“Reconhecer o que se sabe e reconhecer o que não se sabe, é digno daquele que sabe.”
Que as idéias de Confucio cheguem até os Palácios próximos , adentrando na cabeça dos que nos governam. Que bom se 5% dos ensinamentos fossem absorvidos pelos políticos que estão nas proximidades.