Pesquisa feita pelo Atlas Político sobre a avaliação do Governo e a crise da covid-19 e divulgada nessa quarta-feira (15) aponta que o governo Jair Bolsonaro sofreu uma piora nos índices de aprovação e a perspectiva de um impeachment começa a aparecer com mais força. Ao mesmo tempo, a pesquisa mostrou que 72,2% dos entrevistados concordam com o isolamento social e 19,6% são contra.
Sobre o entrave na relação de Bolsonaro com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a sondagem revela que 76,2% se posicionaram contra a demissão do ministro e apenas 13,7% disseram concordar.
Entre fevereiro e abril, o percentual de pessoas que avaliam o governo Bolsonaro como Ruim/Péssimo saltou de 38% para 43% – o maior desde o início do mandato do atual presidente. A avaliação positiva baixou 6 pontos: eram 29% que avaliavam o governo como Ótimo/Bom e agora são 23%.
Apenas 37,6% a aprovam o desempenho individual do presidente, enquanto 58,2% desaprovam. Além disso, a pesquisa mostra que 46,5% dos brasileiros já apoia o impeachment de Bolsonaro enquanto 43,7% o rejeitam.
Na avaliação dos membros do governo, quem lidera a preferência é o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, com 64%. Seguem os ministros Sergio Moro (53%) e Paulo Guedes (40%). O presidente Bolsonaro fica em quarto lugar.
Foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 12 e 14 de abril, via convites randomizados online. A margem de erro é de 2% para cima ou para baixo. O nível de confiança é de 95%.