Ponte da Integração: obras chegam a 63% de execução

As obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que vai conectar Foz do Iguaçu a Presidente Franco, alcançaram 63% de execução neste mês de junho, conforme o último boletim técnico divulgado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR). Os investimentos na construção já são de R$ 148 milhões, do total previsto de R$ 323 milhões. A nova ponte internacional sobre o Rio Paraná é uma obra do governo federal, com gestão do governo do Estado (por meio do DER-PR) e recursos da margem brasileira de Itaipu Binacional.

De acordo com o boletim, o consórcio responsável pelas obras concluiu em junho, no lado brasileiro, a segunda etapa da caixa de equilíbrio e parte da estrutura de encontro entre a futura ponte e a rodovia de acesso. Ainda neste mês o mastro principal deve alcançar 88,5 metros de altura, do tabuleiro até o topo, o equivalente a um prédio de quase 30 andares.

No vão central, começaram a ser instaladas as primeiras lajes pré-moldadas, feitas em concreto armado, que vão compor a futura pista de rolamento. Também foram soldadas as estruturas de ancoragem e os tubos da unidade metálica da ponte.

No lado paraguaio, foi concluída a primeira fase de execução do mastro principal, que alcançará no final deste mês 64,5 metros de altura, aproximadamente. O boletim também informa que foi dada continuidade às atividades da segunda etapa da caixa de equilíbrio interna e a preparação do acesso que interligará o nível do terreno ao tabuleiro da ponte.

As obras estão dentro do cronograma e a expectativa é que a nova ponte internacional esteja concluída em meados do ano que vem, juntamente com a Perimetral Leste. “São obras fundamentais e que terão impacto positivo para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, do Paraná e do Brasil, atendendo as diretrizes do governo federal”, afirmou o diretor-geral de Itaipu, general João Francisco Ferreira.

Perimetral Leste – As obras da Perimetral Leste, que ligará a futura ponte à BR-277, também avançaram, checando a 2,7% de execução em junho, com investimento aproximado de R$ 2,77 milhões. O custo total desta obra será de R$ 140 milhões, incluindo uma rodovia de 15 quilômetros de extensão, dois viadutos (um deles de interseção com a BR-469), uma rotatória alongada, duas travessias e duas aduanas. Os investimentos também são da margem brasileira de Itaipu.

O lado paraguaio da ponte também terá uma infraestrutura viária de acesso à nova ponte, custeada pelo governo paraguaio. A perimetral na margem paraguaia terá 35 quilômetros de extensão, com um viaduto, duas pontes, um trevo, um centro integrado de cargas e uma área de controle primário.

Como será – A Ponte da Integração terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro nas laterais. A estrutura será maior que a Ponte Internacional da Amizade, hoje única ligação do Brasil com o Paraguai sobre o Rio Paraná, e está localizada próxima à confluência com o Rio Iguaçu, no Marco das Três Fronteiras.

A nova ponte e a perimetral permitirão que veículos pesados provenientes do Paraguai e da Argentina deixem de transitar pelo centro de Foz do Iguaçu. A Ponte da Amizade ficará restrita a veículos de passeio, ônibus e vans de turismo, além de veículos de entrega rápida.

A Ponte da Integração permitirá também a passagem de veículos leves e de turistas. Com isso, haverá maior presença de brasileiros em Presidente Franco e, em Foz, dos paraguaios que moram naquela cidade e região, facilitando o acesso à Argentina, ao Aeroporto Internacional, ao Parque Nacional do Iguaçu e à BR-277. (Da Itaipu Binacional).

 

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