Pinheiros caem. Quem cuida disso?

A ventania e a chuvarada que se abateram esta tarde em Curitiba causaram a queda de um pinheiro araucária gigante na avenida Vicente Machado (foto rádio Banda B). Os engenheiros florestais e agrônomos da secretaria Municipal do Meio Ambiente estão impedidos de cumprir suas funções desde que o prefeito Rafael Greca criou a tal Comissão para avaliar pedidos de corte de araucárias para prevenir ocorrências como esta.

Acontece que esta Comissão não tem ninguém qualificado para a função. O secretário de Urbanismo que é engenheiro; o presidente do IPUCC que é arquiteto; a secretaria do Meio Ambiente que é química; o presidente da Sociedade de Proteção à Vida Selvagem (SPVS) que é médico veterinário; e um representante da UFPR, que é geneticista – não formam, exatamente, um grupo pensante sobre problemas de arborização urbana. Já os mais de 30 profissionais da secretaria do Meio Ambiente, altamente especializados, não podem cumprir suas funções.

E aí tem que cair árvore mesmo.

5 COMENTÁRIOS

  1. A Prefeitura deveria criar e estudar um projeto de substituição das árvores existentes, As árvores escolhidas a mais de cinquenta anos estão muito altas e, com as podas para proteção da fiação elétrica, desequilibradas e enfraquecidas,

    Por quê não plantar gabiroba, araçá, nêspera, cereja?

  2. Nossa um jornal novo. Graças a Deus… não aguento mais a Gazeta… Que virou QQ coisa, menos um jornal com critérios e com compromisso com a verdade, um veículo perdido na sua obsessão de contrariar tudo que parece de esquerda, mesmo que a esquerda seja o melhor para aqueles assunto. Me mudei para cá. Vou divulgar o jornal e essa matéria , que está fantástica e muito bem redigida.

  3. 1- lugar de Pinheiro não é junto às edificações e ruas; 2- as leis que proíbem o corte são tão rígidas que o pessoal passa o cortador de grama nas mudinhas, o que impede a renovação, ficamos só com pinheiros velhos; 3- quer cortar?pois não: basta pagar uma taxa que sirva para pagar a produção de “X” mudas, a serem plantadas pelo poder publico em parques e praças, longe da área destinada ao tráfego de pessoas e veiculos, renovando e perpetuando a espécie, arriscada de sumir de vez da paisagem por causa de tanta “proteção”; 4- a paisagem urbana não é presépio…

  4. Aliás, o que mais falta na Prefeitura é “cabeça pensante”, gente que conhece o caminho das pedras. Tá cheio de PHD, outros festivos, outros que ainda não sabem onde fica o WC da secretaria, então aquele dito popular, sem ofensa, parece que lá tem um “polaco de cada colônia”.
    Tudo isso e a demora em concretizar suas promessas, como a da renovação da frota de ônibus, aliada a interferência do prefeito , mas não tanto dele mas sim de quem o “rodeia”, não dá para fazer aquilo…. “se não sabe fazer deixa que eu faço….”
    Disso tudo a cidade já não é a mesmo que era a 20 anos, as cabeças não tem compromisso com a cidade, então a coisa desanda e nada se resolve.
    Se tem uma secretaria do Meio Ambiente, o pessoal que hoje lá está não aprendeu nada com os que por lá passaram, diga-se de passagem que a secretária esteve lá naquele tempo, o secretário anterior a ela também já tinha passado por lá, mas, o problema é que nenhum dos secretários pôde formar a “sua equipe” e assim cada um faz o que quer e fala o que acha que tá certo e aí o resultado é o que estamos vendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui