Pimentel lança plano de segurança para o centro de Curitiba

O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lançou nesta segunda-feira (17), na Praça Generoso Marques, a Operação Integrada Centro Seguro, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná para fortalecer a segurança na região central da cidade. Ao todo, cerca de 390 agentes de segurança e 120 viaturas reforçarão o policiamento e o acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.
A Operação Centro Seguro envolve a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Penal. A iniciativa faz parte do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, liderado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, e visa combater crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas.
O prefeito destacou que a revitalização do Centro será feita em três etapas. As obras de infraestrutura, de calçada, de ruas já começaram. Hoje, tem início o trabalho para a troca de 1.700 luminárias convencionais por LED em 52 ruas. “Mas temos duas ações prioritárias para a população, a primeira é o atendimento e o acolhimento à pessoa em situação de rua, para o qual nós dobramos o efetivo, com novos agentes e veículos”, explicou o prefeito.
Como vai funcionar
A Operação Centro Seguro terá caráter permanente, com reforço nos horários e áreas mais vulneráveis da região central, previamente mapeadas pelas forças de segurança. A operação será dividida em fases. O foco inicial é a identificação de criminosos e no combate aos crimes de furto, roubo e tráfico de drogas, que são mais recorrentes na área.
As ações incluem o cumprimento de mandados, patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito e táticos, abordagens policiais, fiscalização de veículos e pessoas, além de acolhimento social para pessoas em situação de rua.
A Guarda Municipal fará patrulhamentos na área central de Curitiba e a Fundação de Ação Social atuará no acolhimento de pessoas em situação de rua, oferecendo tratamento e abrigo. Serão oito equipes circulando por toda a área central. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente intensificará os serviços de limpeza e manutenção dos espaços públicos.
A Polícia Militar ficará responsável pelo policiamento ostensivo preventivo, a Polícia Civil pelas ações de inteligência e a Polícia Penal pelo monitoramento de pessoas privadas de liberdade com tornozeleira eletrônica.
Além disso, a Superintendência de Trânsito Municipal de Curitiba (Setran) fará a fiscalização do trânsito na área e nas imediações.
A operação também conta com o apoio do Ministério Público e do Conselho Comunitário de Segurança.
As Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU) também serão ampliadas, com inspeções em estabelecimentos comerciais para garantir o cumprimento das normas de segurança, salubridade e tranquilidade. (Da SMCS; Foto: Pedro Ribas/SMCS).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui