Numa eventual eleição suplementar para o Senado, no Paraná, se o atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) perder o mandato, três nomes despontam como preferidos para a vaga. É o que indica pesquisa eleitoral do Instituto Véritas. Um cenário é liderado pelo ex-senador Alvaro Dias (Podemos) e, em outro, o prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD) e a ex-primeira dama Michele Bolsonaro (PL) aparecem praticamente empatados, com ligeira vantagem para Greca.
Moro, como se sabe, está sendo julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (PR) por abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2023 com 900 eleitores com idade acima de16 anos. A margem de erro é de 3% e a confiabilidade, de 95%.
No primeiro cenário (estimulado), Greca tem 29% das preferências; Michele Bolsonaro, 24%; Alvaro Dias, 21%; Gleisi Hoffmann (PT), 13%. A soma dos nulos, brancos, não opinaram e indecisos é de 13%.
Já no segundo cenário, também estimulado, sem os nomes de Greca e Michele, Alvaro Dias lidera disparado com 35% das intenções de voto. Gleisi, Beto Preto (PSD) e Paulo Martins (PL) estão empatados com 14%. A soma dos nulos, brancos, não opinaram e indecisos é de 23%.