Pesquisa aponta desânimo e apreensão entre a maioria dos comerciantes de Curitiba

O comerciante de Curitiba está preocupado com o futuro da economia e do seu próprio negócio é o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Datacenso para a Associação Comercial do Paraná (ACP). A expectativa dos comerciantes para o comércio nos próximos meses aponta que 76% dos comerciantes estão preocupados ou desanimados com o futuro; 5% estão aguardando oportunidades chegarem e 19% estão esperançosos. Sobre o seu estabelecimento comercial e a expectativa para o futuro,71% estão preocupados ou desanimados com o futuro de seu negócio; 24% estão esperançosos e 5% estão aguardando oportunidades chegarem.

A pesquisa ACP/Datacenso foi feita para averiguar sobre a intenção de compras do consumidor e a estimativa de vendas para os comerciantes para o Dia das Mães de 2020. A estimativa é de uma queda de 39% nas vendas na segunda data mais importante para o comércio (a primeira data é o Natal) por conta da pandemia da covid-19 (coronavírus). A pesquisa ACP/Datacenso foi realizada com 100 lojistas e 200 consumidores, num total de 300 entrevistas, entre os dias 29 de abril e 4 de maio e tem grau de confiabilidade de 95%,

As vendas para o Dia das Mães encontram-se fortemente influenciadas pela pandemia mundial oa covid-19 e afetam o desempenho do comércio, que teve a maior parte das lojas fechadas entre os dias 21 de março e 17 de abril. A pesquisa foi respondida por 52% de homens e 48% de mulheres, sendo 68% de lojas de bairros e 32% de lojas no centro. A estimativa de queda nas vendas é apontada por 88% dos entrevistados, sendo que 5% acham que as vendas serão iguais às de 2019, 2% acham que serão superiores e 5% ainda não sabem como serão as vendas na data. O presidente da ACP, Camilo Turmina, destaca que o momento é delicado para o comércio, mas que todos devem se precaver com o uso de máscaras, fazer o distanciamento social nas lojas e usar o álcool em gel para higienizar as mãos. “Será um Dia das Mães atípico, mas o comércio precisa se manter vivo. Vamos atuar com responsabilidade para que em breve tudo volte ao normal”, comentou o presidente da ACP.

Quanto aos consumidores, 91% pretendem comemorar o Dia da Mães e 9% não pretendem. Destes, 54% pretendem ver suas mães pessoalmente e 46% vão fazer chamadas de vídeo ou de telefone. Outro dado que mostra a preocupação do consumidor é a queda no valor a ser gasto neste ano. O consumidor pretende gastar R$ 121,00 nas compras para este Dia das Mães, enquanto que em 2019 o valor médio foi de R$ 132,00.

Segundo o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, a pesquisa revela um comerciante curitibano apreensivo e preocupado com as vendas para o Dia das Mães 2020 e com seus negócios. “Há uma incerteza quanto ao futuro do país, impactando também os consumidores que estão mais precavidos, consumindo somente o necessário e mudando a sua forma de comprar”, destaca Shimoyama.

 

 

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