Com exceção Econorte, que administra o trecho da BR-369, todas as demais concessionárias dos 2.500 quilômetros de rodovias do Anel de Integração já entregaram ao DER propostas de reajuste das tarifas de pedágio a partir deste sábado, 1.º de dezembro: pediram tão somente correção pela inflação dos últimos 12 meses, cerca de 4,5%. Nenhuma das pedageiras se mostrou disposta a propor aumentos que incluíssem outros custos que sofreram alterações no período – como os costumeiros reequilíbrios e degraus tarifários.
O próximo passo, agora, é o DER tomar uma das três atitudes: 1) concordar com o pedido de reposição da inflação; 2) se fingir de morto e nada responder; e 3) encaminhar o assunto para a Agência Reguladora (Agepar) e daí para a Justiça. Daí competirá à governadora Cida Borghetti a última palavra.
Os pontos 1 e 2 beneficiam as concessionárias imediatamente: elas se sentirão livres para aplicar o reajuste da inflação segundo os índices da Fundação Getúlio Vargas, da ordem de 4,5%. No ponto 3, as pedageiras podem ser fulminadas por uma decisão liminar que as impeça de impor qualquer aumento.