O senador Marcelo Castro (MDB-PI) anunciou nesta quinta-feira (22), após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e líderes partidários, a propositura de duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que acabam com a reeleição e estabelecem mandatos de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente da República.
A primeira PEC prevê a coincidência de eleições para todos os cargos em disputa: vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e presidente da República. A segunda PEC mantém a regra atual, com eleições municipais separadas das demais.
Para Marcelo Castro, a reeleição é “um malefício”. Segundo ele, “foi um equívoco que se cometeu no passado, que não tem trazido benefício ao país. Nós achamos, e muitos concordam conosco, que é um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil. Estamos propondo uma PEC pondo fim à reeleição e estendendo o mandato para cinco anos, porque a maioria entende que, sem a reeleição, um mandato de quatro anos ficaria muito exíguo para um prefeito, governador ou presidente da República executar seus projetos”. (Da Agência Senado; Foto: Luis Macedo/ACN).