Advogados que representam a Igreja Mundial do Poder de Deus querem que o Contraponto retire do ar matéria veiculada no último dia 7 a respeito de um vídeo divulgado pelo pastor Valdemiro Santiago – chefe da igreja – no qual anuncia o lançamento de uma semente de feijão com poderes de cura, sugerindo ser eficaz para combater o coronavírus – como atesta um suposto laudo de suposto paciente exibido na gravação.
“Na ultima reunião de bispos e pastores apresentamos laudo médico de gente em estado terminal, gravíssimo [de covid-19]. E Deus operou e fez maravilha”, afirma Valdemiro. Neste momento a tela do vídeo se divide em dois, e um homem com máscara exibe um suposto exame negativo para a doença. “O segredo da cura? Semente ‘Sê tu uma bênção’ é o nome”.
Na mensagem enviada a este blog, os advogados afirmam que, ao contrário do que foi divulgado, no vídeo “não há menção de nenhuma venda, o que rechaçamos veemente, haja vista que trata-se de uma sugestão de oferta espontânea, não tendo nenhuma correlação com venda de quaisquer espécies.”
A afirmação não parece condizer com a pregação de Santiago no próprio vídeo. Segundo ele, interessados em receber a semente milagrosa devem fazer “propósitos” de até R$ 1.000,00, com o cuidado de, antes, enviar comprovantes do respectivo depósito bancário.
O vídeo foi alvo de uma ação do Ministério Público Federal, alegando que “pode auxiliar na crise epidêmica atual, fazendo alusão e ligação com suposto caso concreto de pessoa que teria se curado de doença causada pelo novo coronavírus”. A procuradoria não descarta ainda uma denúncia por estelionato contra o líder religioso.
A carta dos advogados está reproduzida abaixo, contendo o link para a matéria do Contraponto, o que facilita o juízo dos leitores:
• Representamos a Igreja Mundial do Poder de Deus;
• Diferentemente do divulgado pela impressa, a campanha do mês de maio “sê tu uma benção” representado pela semente do feijão, não se refere a venda de uma “promessa de cura”, mas sim o início de um propósito com Deus, representado por um símbolo bíblico (a semente) que tem como princípio o início de uma colheita conforme a vontade de Deus;
• Em relação a promessa de cura vinculada diretamente a semente, tem-se que foi amplamente esclarecido em todos os vídeos que toda cura vem de Deus e que a semente é uma figura de linguagem, amplamente mencionada nos textos bíblicos, para materializar o propósito com Deus;
• No vídeo não há menção de nenhuma venda, o que rechaçamos veemente, haja vista que trata-se de uma sugestão de oferta espontânea, não tendo nenhuma correlação com venda de quaisquer espécies.
• Esclarecemos, ainda, que a instituição, ao longo de todos esses anos tem o único e exclusivo propósito de propagação da fé cristã, onde todas as nossas atitudes se baseiam nos princípios bíblicos, na ética e na legalidade.
• Foram publicadas em sua página informações e comentários que causam prejuízos à imagem de nossa cliente.
• A matéria distorce a fala, levando o leitor a conclusões inverossímeis.
Diante do exposto venho através desta NOTIFICÁ-LO do que segue:
1. Solicitamos, cordialmente, a imediata remoção da publicação disponível na URL:
Melhor que cloroquina, feijão maravilha do pastor Santiago promete curar coronavírus por R$ 1.000,00