Partido da família Bolsonaro será lançado nesta quinta

A Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro está criando após liderar um racha na sigla pela qual se elegeu, o PSL, tem nesta quinta-feira (21) o lançamento oficial, apesar de o registro definitivo ainda precisar passar por muita burocracia. Com a presença do presidete e da ala bolsonarista do PSL, além de aliados de outros partidos e ministros do governo, a nova legenda se reunirá a partir das 10 horas em um hotel de luxo de Brasília que fica perto do Palácio da Alvorada, o Royal Tulip.

O evento será em um auditório com lugar para 500 pessoas que já está todo reservado – a organização planeja instalar um telão na área externa e transmitir toda a cerimônia pelas redes sociais .

Na convenção, deverá ser divulgado o estatuto do partido e sua diretoria – que pode ser encabeçada pelo próprio Bolsonaro. A documentação, com as assinaturas de fundação do partido, deverá ser levada a um cartório eleitoral ainda nesta quinta. Depois, o partido em criação será oficialmente inscrito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pelas regras eleitorais, é preciso coletar pouco mais de 492 mil assinaturas em ao menos nove estados brasileiros. As pessoas que assinam não podem ser filiadas a outros partidos e precisam ser eleitores registrados. As assinaturas precisam ser conferidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Além disso, há um caminho burocrático no TSE que inclui o julgamento pelos ministros da Corte da admissibilidade da nova legenda.

Atualmente, há 76 partidos em processo de criação no sistema do TSE, um processo que costuma se arrastar por anos. A Aliança pelo Brasil, portanto, correrá contra o tempo para estar habilitada até abril do ano que vem, seis meses antes das eleições municipais, que é o prazo regulamentar para que a legenda possa registrar candidatos no pleito. (Com informações do portal Metrópoles).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui