A Prefeitura de Curitiba irá integrar os espaços da Ópera de Arame, da Pedreira Paulo Leminski, ícones de Curitiba idealizados pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner (1937-2021), ao Farol das Cidades, na divisa do São Lourenço com o Pilarzinho. O novo complexo gerador de cultura, a ser estruturado no hoje denominado Parque das Pedreiras, receberá o nome de Parque Jaime Lerner e contará com um memorial em homenagem ao maior urbanista curitibano.
“Nosso Farol das Cidades passará a ser também um difusor das ideias e obras de Jaime Lerner. Uma obra projetada na minha primeira gestão e entregue, em 1995, na presença do secretário-geral do Habitat II, Wally N’Dow, durante a Conferência das Nações Unidas para Assentamentos Humanos em Curitiba, em presença do presidente do BID, Enrique Iglesias, e de Jorge Wilheim. Uma biblioteca dedicada ao nosso querido urbanista, ex-prefeito e ex-governador para inspirar os curitibanos do presente e do futuro”, informa o prefeito Rafael Greca.
O anteprojeto do memorial Jaime Lerner será desenvolvido em conjunto por equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
“Curitiba irá honrar para sempre o nome de Jaime Lerner, merecedor de nosso mais profundo respeito. Aquele que transformou uma pedreira, uma cicatriz urbana, em um palco para difusão e democratização cultural, terá a sua memória lembrada e cultuada junto às suas obras”, completou Greca. (SMCS).