Paranavaí barra aumento da tarifa de água da SaneparO prefeito de Paranavaí, delegado Caíque (ele escreve K.I.Q.), do PSDB, assinou decreto proibindo o reajuste de 12% das tarifas da Sanepar autorizado pela Agepar. O documento publicado na edição desta quarta-feira (17) do diário oficial do município afirma que o aumento “extrapola a inflação aferida nos últimos 12 meses” e veda a Sanepar da aplicação do reajuste das tarifas de água e esgoto do município.

O prefeito classificou o reajuste de “absurdo” e justificou em suas redes sociais que a prefeitura tem competência legal de barrá-lo por ser tratar de tarifas de uma empresa estatal que presta serviço ao município de Paranavaí. “Quem deveria autorizar o reajuste é o município”.

O delegado Caíque espera que a medida “sirva de exemplo para outros municípios do Paraná”. Caso isso ocorra, a Sanepar pode ser ver envolvida num grande processo de judicialização tendo que apelar ao poder Judiciário para autorizar os reajustes, elevando ainda mais o desgaste ao governo do estado em relação ao reajuste.