O ‘L de Lula’ tem sua história contada pelo seu criador, o jornalista paranaense Mário Milani, no livro “A Voz do Gesto” (Ed. Hora Pública) que será lançado nesta quarta-feira (9) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O gesto que ganhou força, novamente, na campanha presidencial de 2022, ganhou expressão desde a primeira campanha de Lula em 1989. “Na época, sem dinheiro, buscamos um meio de divulgar o nome do candidato de forma simples, fácil e de baixo custo, foi quando criei o ”L”, conta Milani.
O “L” pegou e acompanha Lula em sua trajetória pela vida pública brasileira que, aliás, prefaciou o livro, além de divulgá-lo diante de 50 mil pessoas no comício na Boca Maldita, em Curitiba, durante sua campanha presidencial.
O símbolo ganhou força nas redes sociais e ultrapassou as fronteiras do país. Assim como os artistas brasileiros, músicos e atores como, Mark Hamill, Mark Ruffalo, Danny Glover, Jason Momoa e Roger Waters, vocalista do Pink Floyd, também aderiram ao símbolo maior da campanha de Lula.
Em vídeo, o cantor Chico Buarque também reverenciou a obra pela sua importância histórica. “Já tinha lido sobre o livro e sobre o Milani, que é o autor desse gesto de uma felicidade incrível. Estou vindo de um show e todo mundo cantava “Lula Lá” e fazia o gesto do “L”. Estou muito curioso para ler o livro”, afirmou.
“A Voz do Gesto” conta com depoimentos de personagens que fizeram parte das estratégias de comunicação do PT, além de uma análise antropológica e seus métodos de identificação humana através dos símbolos e gestos linguísticos não verbais utilizados pelo homem ao longo de sua existência.