O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) foi eleito novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Ele vai coordenar os trabalhos do colegiado durante os próximos dois anos. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira (1°). O parlamentar atuava até então como vice-presidente da Frente e substitui o o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).
Ao assumir a direção da Frente, Souza apontou que os principais desafios a serem enfrentados são o estabelecimento de maior segurança jurídica para produtores e uma construção da “real” imagem do agronegócio brasileiro perante o mundo.
Para o congressista, impera no Brasil e em outros países uma visão distorcida sobre o setor. “É necessário que a população saiba a importância do agro do Brasil, não só para o país, mas também para o planeta”, defendeu.
Em entrevista ao portal Congresso em Foco, o parlamentar afirmou que estreitar laços comerciais com a China e outros países estão entre as preocupações do colegiado.
“Nós vamos estreitar ainda mais os laços com a China. Nós precisamos deles assim como eles precisam da gente. A maior preocupação do chinês hoje é a segurança alimentar e nenhum país do mundo tem como dar essa segurança para eles igual ao Brasil”, explicou.
Outro ponto apontado por Sérgio Souza é a preocupação da Frente com o desmatamento e queimadas ilegais. Para ele, o tema precisa ser enfrentado “veementemente”. O deputado afirmou ainda que a regularização fundiária é uma importante pauta que precisa avançar no Brasil, “que tem uma antropização maior nos últimos 50 anos, no interior do país”. Segundo ele, a medida deve gerar segurança, por exemplo, para produtores estabelecidos em áreas de assentamento de reforma agrária feito por governo anteriores, que ainda foram não regularizadas. (Congresso em Foco)