O governo do Paraná está pensando em transferir para a União a administração de todas as rodovias pedagiadas que compõem o Anel de Integração quando do término, em 2021, dos contratos com as concessionárias que administram seus 2.500 quilômetros de estrada.
A ideia foi revelada pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, em entrevista ao ex-deputado Marcelo Almeida e ao jornalista Narley Resende, da Rádio T. Segundo o secretário, trata-se de uma das três alternativas estudadas pelo governo Ratinho Jr. para definir o futuro do pedágio após o fim dos atuais contratos.
As duas primeiras envolveriam a renovação da delegação para o governo do Paraná dos trechos das rodovias federais que compõem o Anel – como o assunto era tratado pelos governo anteriores – mas a terceira, proposta agora, inverte a questão: o estado é quem delegaria para a União os trechos estaduais do Anel e também outras rodovias que não o compõem, como as PR-323, a 092 e a 0280. Seria um “super leilão” de concessões, diz Sandro Alex.
Com isso, a administração do Anel de Integração e das outras estradas do estaduais do Paraná passariam totalmente para a responsabilidade do governo federal, que poderia aplicar modelo semelhante ao que utiliza nas rodovias federais, onde as tarifas são bastante módicas em comparação com as exorbitantes cobradas no Paraná.
As negociações já estão em curso.
Ouça a entrevista:
MEU DEUS bando de incompetente e cagão, estes pés de chinelo que o RATO colocou como secretários não sabem administrar nada. Pede para sair RATO INCOMPETENTE e GUTO SILVA bunda mole. E falando em pé de chinelo vc já viram a diretora comercial do Tecpar viajando com o nosso dinheiro ficando nos melhores hotéis da Índia. Aí vcs não falam nada.