O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR administra cerca de 1,19 mil quilômetros de rodovias estaduais nas regiões Sul, Centro-Sul, Vale do Ribeira, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os trabalhos incluem execução de obras e também manutenção e conservação do pavimento e faixa de domínio.
A responsabilidade é da Superintendência Regional Leste (SRL), tema desta matéria, a quinta de uma série sobre as atividades das cinco superintendências regionais do DER/PR. As anteriores mostraram a atuação da Oeste, Noroeste, Norte e Campos Gerais. No total, o departamento administra cerca de 12 mil quilômetros no Estado.
A SRLeste tem sede em Curitiba, e conta com dois escritórios regionais: Xisto, em São Mateus do Sul; e Médio Iguaçu, em União da Vitória. Ao todo, a regional é responsável por administrar um orçamento de cerca de R$ 1 bilhão.
As obras em andamento incluem a construção da Ponte de Guaratuba e seus acessos, que irá substituir a travessia por ferry boat na Baía de Guaratuba, no Litoral, e melhorar a integração do município à malha viária paranaense. Também está em andamento a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092) entre Curitiba e Almirante Tamandaré, com previsão para ser concluída até setembro, e começando em breve a duplicação da mesma rodovia dentro do perímetro urbano de Almirante Tamandaré.
Devem ser finalizados nos próximos meses o novo viaduto na BR-376 em São José dos Pinhais, conhecido como Viaduto do Bradesco, e a duplicação da PR-412 no perímetro urbano em Matinhos, onde a rodovia tem a denominação de Avenida Juscelino Kubitschek. E foi contratada recentemente, agora em fase de elaboração de projetos, a pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses, com quase 12 quilômetros de novo pavimento devendo ser implantado a partir do segundo semestre, rumo a Cerro Azul.
CONSERVAÇÃO – Cerca de um terço do orçamento da Superintendência diz respeito à conservação e manutenção do pavimento, de vias rurais não pavimentadas e da faixa de domínio da malha estadual, que contempla serviços de remendos superficiais e profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal, roçada, limpeza e reparos em dispositivos de drenagem, limpeza e pintura de abrigos de parada de ônibus e de pontes, entre outros.
A superintendência conta também com um lote do Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Paraná (Proseg Paraná), dedicado exclusivamente para melhorar a segurança e reduzir os acidentes na malha estadual. São realizados os serviços de implantação e reforço de sinalização horizontal, sinalização vertical e de dispositivos de segurança, conforme projetos de engenharia elaborados especificamente para cada trecho atendido.
Em outra frente para garantir mais segurança rodoviária, a regional conta com agentes de trânsito que utilizam radares portáteis nos pontos críticos de acidentes causados por excesso de velocidade. Opera também seis pontos de pesagem de veículos pesados nas rodovias com maior movimentação desta categoria.
Pelo programa de conservação e manutenção de obras de arte especiais (OAE) em rodovias estaduais, a SRLeste e seus escritórios já concluíram melhorias em 39 estruturas como pontes, viadutos e galerias, com um contrato ainda em andamento para reformar mais 9 OAEs. Essa iniciativa atendeu, inclusive, duas estruturas centenárias, a ponte metálica na PR-427 entre a Lapa e Campo do Tenente, e a ponte metálica na PR-411, em Morretes.
A SRLeste também atua com obras emergenciais em trechos atingidos por escorregamentos de terra e erosões causados pelas chuvas. Ela concluiu a obra de recuperação emergencial da Estrada da Graciosa (PR-410) no final do ano passado, após a rodovia ser atingida por vários escorregamentos de terra de grande porte, e atualmente está fazendo uma avaliação das encostas e taludes do trecho para identificar possíveis pontos críticos e elaborar projetos para solucioná-los. (AEN; Foto: Gabreil Rosa/AEN).