Paraná ganha megabanco de dados atualizado com 60 indicadores de desenvolvimento

O Governo do Estado colocou no ar nesta segunda-feira (24) o Banco de Informações Regionais, uma plataforma de BI (business intelligence) com dados atualizados – contendo ainda séries históricas – de indicadores de desenvolvimento das 15 regionais mapeadas pelo Programa Paraná Produtivo – Fase II.

A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) criou a ferramenta, atualizada em tempo real, a partir de estudos do corpo técnico do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que usa informações de bases estaduais e nacionais, como as do Censo 2022, recentemente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).

São 60 indicadores distribuídos em 11 áreas de desenvolvimento regional, que englobam demografia, educação (básica, superior e indicadores educacionais), geração de riqueza, saúde, empregos, estabelecimentos, agropecuária, infraestrutura e indicadores sociais.

O destaque fica para o nível de detalhamento das informações constantes nesse banco de informações, que podem tanto ser buscadas a partir de um segmento, como pela região escolhida, com acesso fácil a cada município também pelo mapa do Paraná. Além disso, séries históricas estão disponíveis para todos os indicadores, o que revela a evolução dos números através de anos e décadas.

Os dados de população, por exemplo, compreendem informações de 1991, 2000, 2010 e 2022; de educação básica, de 2013 a 2022; de indicadores educacionais, nos anos ímpares entre 2011 a 2021; de Produto Interno Bruto, de 2011 a 2020; de indicadores sociais, de 2012 a 2020; e de educação superior, saúde, estabelecimentos, empregos formais, agropecuária e infraestrutura, de 2012 a 2021.

Regionalização

O Programa Paraná Produtivo tem como objetivo aproximar setores econômicos de determinadas áreas pré-estabelecidas para entender de que forma as esferas estadual, municipal e a sociedade podem trabalhar juntas para potencializar a economia.

Na primeira fase, atuou em oito regiões prioritárias: Jacarezinho e Santo Antônio da Platina; Cornélio Procópio; Paranavaí, Cianorte e Umuarama; Campo Mourão; Guarapuava, Irati e União da Vitória; Castro e Telêmaco Borba. Elas reúnem 202 municípios que concentram 30% da população paranaense (3,3 milhões de pessoas) e 25% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Todas já receberam suas versões dos planos que orientam as ações dos próximos anos. (Da AEN; Foto: Ari Dias/AEN).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui